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Dúvidas sobre os produtos SHP.

  • A rotação do Gerador está acima ou abaixo do indicado?

    É muito importante que a rotação do gerador esteja correta, caso isso não esteja ocorrendo, ajuste a rotação do gerador que fique entre 50 ou 60Hz.

    Geradores com a rotação fora do padrão podem ocasionar a queima do rotor do gerador.

    Rotações adequadas para geradores de:

    • 2 polos = 3600 RPM – 60 HZ;
    • 4 polos = 1800 RPM – 60 HZ;
    • 6 polos = 1200 RPM – 60 HZ;
    • 8 polos = 900 RPM – 60 HZ.
  • Meu gerador é autorregulável. Posso colocar uma Excitatriz no lugar?

    Sim, desde que isole a parte autorregulável do gerador.

  • Como faço a ligação em paralelo?

    A ligação deve ser feita por meio da conexão analógica ou pelo ajuste do Droop.

  • Os Reguladores têm a função de paralelismo?

    Sim, nos modelos de Reguladores de Tensão SRT05D, SRT07D, SRT10D SRT10T ou Excitatrizes Estáticas SXT-D (sempre final D), você pode fazer esse tipo de operação.

  • Como identificar se o meu Gerador é Brushless?

    Para identificar se o gerador é Brushless, o instalador deve observar se a máquina tem um “gerador auxiliar” na ponta (Excitador).

  • O que é um Regulador de Tensão (AVR)?

    Equipamento indicado para Geradores Brushless (com Ponte Retificadora de Diodos), sua função é manter a tensão de saída do gerador sempre constante, independente das oscilações de carga e rotação, dentro dos patamares corretos do gerador.

  • Como identificar se o meu Gerador é estático?

    Para identificar se o gerador é estático, o instalador deve observar se o positivo e o negativo da Excitatriz vão direto no induzido do gerador, através de um porta escovas.

  • O que é uma Excitatriz Estática?

    Equipamento indicado para Geradores Estáticos (com Escovas), sua função é manter a tensão de saída do gerador sempre constante, independente das oscilações de carga e rotação, sempre dentro dos patamares corretos do gerador.

  • O que fazer quando não existe a excitação do regulador de tensão mesmo realizando o escorvamento externo?

    O problema pode estar ocorrendo por causa do regulador de tensão estar com o fusível queimado, com defeito ou problema no gerador. Pode ser ainda por defeito na chave liga/desliga.

    Considere as seguintes soluções:

    • Fazer a troca do fusível de vidro;
    • Entrar em contato com a empresa para substituição do regulador de tensão;
    • Trocar chave liga/desliga ou manter curto circuitado os terminais 6 e 7.

    Caso essa solução não funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • Como resolver a tensão gerada que está oscilando em determinado ponto de carga?

    Essa oscilação pode estar ocorrendo por causa da terceira harmônica da bobina auxiliar elevada.

    Para isso, é necessário verificar o funcionamento do regulador de tensão com o teste de bancada.

    Caso essa solução não funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • O que fazer quando o regulador de tensão é ligado e a tensão dispara?

    O que pode estar causando isso:

    • Tensão de realimentação não corresponde com as características do regulador;
    • Inexistência de tensão de realimentação no terminal 
    • Regulador de tensão com defeito.

    Como solução, confirme se as fases do gerador estão conectadas na realimentação, faça o teste do regulador na bancada ou entre em contato com a empresa para a indicação do regulador adequado.

    Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • A voltagem do gerador está oscilando a vazio. O que fazer?

    Isso pode acontecer quando a estabilidade está muito abaixo da nominal ou quando a tensão de excitação necessária para o gerador está muito baixa.

    A solução pode ser ajustar o trimpot STB ou colocar em paralelo com o campo e adicionar um resistor de 15R/200W.

    Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • Por que que quando eu ligo o regulador, ele não escorva?

    A causa do problema pode ter sido a tensão remanente muito baixa, alimentação baixa ou desconectada, inversão do positivo e do negativo do campo do gerador, ou verificar se os ímãs não foram retirados de geradores fabricados com os mesmos.

    Uma das soluções pode ser ligar o regulador (com uma lâmpada em série) e usar uma bateria de 12 volts independente diretamente do campo do gerador. Você pode tentar também inverter o positivo e o negativo do gerador.

    Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • Quando a carga é aplicada, a tensão diminui e não volta ao normal. O que aconteceu?

    Isso pode ter sido causado pela rotação em queda e sem retorno, pela atuação do limitador de U/F (subfrequência), por uma carga acima do limite do gerador ou, ainda, pela atuação do limitador de corrente.

    Para resolver, tente uma ou mais opções a seguir:

    • Regular o ganho do regulador;
    • Ajustar o regulador de velocidade da força motriz;
    • Girar o Trimpot de U/F lentamente no sentido anti-horário;
    • Ajustar corrente de excitação.

    Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • E se a voltagem está baixa e não regula?

    Esse problema pode estar acontecendo por causa da ativação da proteção contra perda de realimentação e ainda assim falta na realimentação.

    Para isso, ajuste a instalação verificando se as fases de realimentação estão indo até o regulador.

    Caso essa solução não funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • Quando ligado em paralelo, existe circulação de reativos entre os geradores. O que fazer?

    A causa do problema pode ser que as fases (R-S-T) estejam conectadas fora da sequência, a conexão do TC esteja invertida ou o ajuste do Droop esteja muito baixo.

    Para solucionar, tente uma dessas três opções:

    • As conexões devem ser feitas na sequência correta;
    • O TC deve ser polarizado corretamente na fase;
    • Aumentar o ajuste do Droop girando o “trimpot do Droop” para o sentido horário.

    Caso nenhuma dessas soluções funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

  • Ao ligar a carga, a voltagem gerada cai e, consequentemente, o retorno da voltagem está lento. E agora?

    Pode estar sendo causado pelo desajuste de estabilidade.

    A solução pode estar no ajuste do trimpot STB.

    Caso essa solução não funcione, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (41) 3377-9980 ou pelo e-mail suporte@shp.ind.br (nos seguintes dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h).

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